terça-feira, 8 de abril de 2008

U de Uniforme


Os uniformes escolares são obrigatórios em todas as escolas e cada uma adopta a indumentária para os estudantes.

Ao ver estes uniformes, fez-me recuar ao tempo na década de 70 em que a minha professora primária tentou impor um uniforme escolar... Não se podia chamar uniforme escolar a uma bata branca que tinha que ser usada por cima da roupa mas era o que se podia arranjar. Sopravam os primeiros ventos de mudança, após a queda do regime totalitário que nos governou durante quase 50 anos. O certo é que ao longo desse ano escolar a professora tentasse a impor o uso da bata, depressa caiu em desuso. Foi mais uma queda de uma barreira igual a outras tantas que foram caindo em nome da liberdade. E os castigos? Agora não são pedagógicos mas lembro-me de levar reguadas nas mãos por não fazer os trabalhos de casa e de levantar as saias às raparigas, as orelhas de burro em cartolina que me punham na cabeça e me faziam ir prá janela para que toda a gente visse o burro que eu era ( sem conotações negativas para o pobre animal).
Recordo-me desses tempo com alguma nostalgia mas confesso que os castigos eram despropositados e inadequados. A professora, embora fosse má e privilegiasse os " meninos e meninas de bem", incutiu-me valores essenciais que me acompanharam ao longo da minha vida e me fizeram ser quem hoje sou. Este foi um post de regresso ao passado.

Sem comentários: