terça-feira, 4 de março de 2008

B de Bebida


Em Cabo Verde é tudo importado, portanto se estão habituados aos luxos dos hipermercados e supermercados nacionais, encontram cá tudo... devidamente inflacionado, é claro.
Os vinhos portugueses estão bem representados, a cerveja Super Bock em força. Mas quero-vos falar, caros leitores do que podem experimentar das iguarias liquidas locais.
Se forem adeptos da bejeca e embebidos num espirito local e adaptado de “ Em Cabo Verde, sê cabo verdiano”, experimentem a cerveja Strela.
Apanhem um taxi e em plena Av. Cidade de Lisboa no centro comercial junto ao mercado de Sucupira, disfrutem da vista sobre uma parte da cidade da Praia e provem a Água de Cana na esplanada Nha África. Tudo natural e podemos ver a extracção do liquido da própria cana ao vivo.
Na praia do Tarrafal ( na foto) provem a deliciosa Água de Coco. Custa 200 escudos e vale bem a pena.
O Grogue, para homens de barba rija e mulheres de voz grossa e pêlo na venta. Confesso, que molhei os lábios e engasguei-me... É semelhante ao bagaço nacional mas fermentado a partir da cana de açúcar. Só para aventureiros dispostos a apanhar uma bezana e prontos a irem ressacar para a cama, sem hipóteses de qualquer encontro do foro mais intimo.
Souvenirs para degustarem mais tarde em Portugal, o tradicional Ponche de Coco, de Mel ou de Calabacera, mas atenção que a alfândega em Portugal só deixa passar 1 litro de bebida... Se quiserem arriscar e depender da boa vontade dos agentes da alfândega, encham a mala mas não abusem, porque têm que declarar o que levam.
Aqui fica mais uma dica.

Sem comentários: