quarta-feira, 19 de março de 2008

M de Mitos urbanos ( e outras ideias pré-concebidas)


Existem ideias que perduram ao longo de várias gerações ou conseguem mesmo resistir ao passar dos séculos. A imagem nos livros de história dos marinheiros portugueses de antigamente com as suas barbas compridas e os longos gibões, na sua epopeia maritima de vários meses no mar sem puderem tomar uma banhoca de água doce e a comer o que "vinha à rede" deu origem a uma piada que me foi contada em jeito de provocação....
Ela: Sabes, os portugueses são como os gatos.
Eu: ( a tentar decifrar o código da complexa mente feminina do porquê daquela afirmação. Será que ela estava a fazer-me um elogio, tipo és meigo, carinhoso e bonito como os gatos ou por sua vez estaria ela a pensar que a minha postura descontraída e passiva deixava antever um gato enfadonho e não muito disposto a "dar caça à sua presa"... Após uma ligeira reflexão para tentar organizar as ideias disse:
Ai, sim? mas porque dizes isso?
Ela: Os portugueses são como os gatos porque não gostam de tomar banho, têm bigode e gostam de sardinhas.
Eu: ( a pensar) Que raio quis ela dizer com isso?
Ela: Era uma piada sobre portugueses...
Eu: ( de sorriso amarelo, a cheirar os sovacos e não muito convencido daquela indirecta) Olha, eu tomo banho todos os dias, faço a barba 2 vezes por semana e não tenho bigode. Para terminar, não gosto muito de peixe mas aprecio as barrinhas de pescada do Capitão Iglo...
Ela: ( a rir depois de ver que a tentativa de provocação tinha resultado e de me ver envolto em explicações para não ficar mal visto).

Sem comentários: