segunda-feira, 17 de março de 2008

K de Kizomba, Tarracha e Funaná

Um icone caiu neste preciso momento..... ( ouviram o barulho?)
Andei enganado este tempo todo... descobri em Cabo Verde que a kizomba é de origem angolana. Mas parece que os artistas caboverdianos que agarraram neste género musical, meteram o toque mágico da melodia crioula e resultou em pleno.
Há imenso tempo que estava com vontade de aprender a dançar. Ainda em Portugal, tentei em vão, que me ensinassem a dançar mas os meus pézinhos de chumbo não são muito dados à dança. Acabei na altura por desistir e também porque não houve muita vontade da “minha professora” em me ensinar.
Em Cabo Verde, aprendi a dançar kizomba depois de um lanche ajantarado a comer Cuz Cuz (um bolo de milho muito bom) e de umas cervejas para desinibir, em casa de umas pessoas amigas. Estava dado o mote para a minha estreia nas pistas de dança caboverdianas. Estava difícil de acertar o passo mas depois de algumas pisadelas, começou a correr muito bem. No dia que aprendi a dançar, estive no Max Club até às 5 da manhã e só não tive lá mais tempo porque não me “deixarem”.
A dança é muito sensual e apela muito ao contacto corporal e quanto à Tarrachinha nem vos falo. O funaná, estilo musical original da Ilha de Santiago, embora mais acelerado também apela à sensualidade porque é tudo muito corporal, muito toque, muito ..... esfreganço ??? ( existe esta palavra no dicionário de português?)
Experimentem e depois digam: “Eh pá, aquele gajo tinha mesmo razão!!!!!!”

1 comentário:

Marisa Monteiro disse...

O que eu dava pra aprender a dançar (só pra não ser gozada pelo meu colega)
Etou "desgraçada da vida"
Uma vez vira-se o meu colega :

Ele : Marisa,tu nunca foste à discoteca,não sabes dançar,nunca fumaste,nunca bebeste,há 4 anos que não namoras..não f***s..o que é feito da tua vida?tu podes ser freira.

Eu pra ele : Oh José Veiga,deixa-me em paz homem..

...e ele continua a bater no ceguinho...na aula,ele chama-me..viro-me e diz ele pra mim em crioulo pra que ninguém percebesse..

Marisa si n'ka tinha mudjer...n'ta tirába bo tudo kel teia de aranha ki bu teni la...

(Enbarassed) voltei pra frente e tentei prestar atenção a aula...


Vou aprender a dançar,custe o que custar (prometo não pisar ninguém)