quarta-feira, 5 de março de 2008

C de Caço Bodi


Caço Bodi não é nenhum jogo tradicional cabo verdiano.
Caço Bodi é o termo utilizado para quem é vitima de assaltos. Existem grupos organizados de nome Taguis que matam, ferem, humilham, assaltam quem se atravessar no seu caminho. Os taguis são normalmente pessoas repatriados dos EUA que depois de cumprirem as penas são devolvidos à terra natal ou toxicodependentes e dos mais diversos extractos sociais cabo verdianos ( não é um problemas só das classes sociais mais baixas). Actuam em grupos com armas de fogo perto de zonas frequentadas por turistas, zonas sem policiamento e zonas de diversão nocturna na cidade da Praia. São uma realidade que é necessário ter muito cuidado e agora abro um parêntesis para opinar sobre o assunto:
Problemas sociais existe em qualquer parte do mundo, seja em Cabo Verde, em Portugal, nos EUA, na Conchichina....
O governo cabo verdiano tem que meter mãos à obra para erradicar esta praga. Os taguis são uma nódoa na sociedade. Um país que assume e depende do turismo para a sua subsistência, tem que tomar medidas efectivas para combater este problema, para a segurança das pessoas que visitam Cabo Verde como para as pessoas que aqui vivem.
Uma pessoa que tenha uma má experiência em Cabo Verde, vai ser uma má influênciadora para futuras visitas no seu circulo de amigos mais próximo. Chama-se o efeito bola de neve. Ninguém vai recomendar aos amigos e conhecidos que visitem um local, sabendo de antemão que tiveram uma má experiência. Isto claro, a não ser que não goste dos seus amigos por estes lhe terem oferecido umas peúgas no Natal ou o visitem só para lhe beber as garrafas de uisque que a sua estimada sogra lhe ofereceu no dia do casamento.
E fecho o parêntesis fazendo votos que este problema seja erradicado o mais breve possivel de Cabo Verde. O turismo agradece e a população também.

Sem comentários: